domingo, 3 de junho de 2012

PROJETO CABRA NOSSA DE CADA DIA RECEBE PREMIAÇÃO


PROJETO CABRA NOSSA RECEBE PLACA COMO PREMIO DE FINALISTA DO ODM EM BRASÍLIA
Projeto Cabra Nossa de Cada Dia participou no último dia 30 de maio em Brasília, de cerimônia de entregas do Prêmio do ODM.
Receberam o Prêmio o Coordenador geral do Cabra Nossa,  Jorge Luís e o Coordenador de comunidades do Cabra Nossa da Serra do Rosário, Antônio Mateus.
 A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto com a presença de Dilma Rousseff, e em seguida no Palácio do Itamaraty com o Ministro Secretário Geral da Presidência da República Gilberto carvalho. O Cabra Nossa recebeu uma placa de certificação por estar entre os 50 melhores Projetos em todo Brasil, das mãos da Embaixadora do Itamaraty Vera Lúcia Machado.
Dos 1.638 Projetos inscritos, o Cabra Nossa ficou entre os 50, onde concorreu em dois dos oito objetivos do ODM: 1º - Acabar com a fome e a miséria e no 4º que é reduzir a mortalidade infantil

Após o evento no Planalto, na parte da tarde, em cerimônia no Palácio do Itamaraty, os outros 31 projetos finalistas receberam um certificado de participação e os Núcleos estaduais receberam uma placa de agradecimento em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Na ocasião, o ministro Gilberto Carvalho falou da importância do trabalho dos Núcleos estaduais e regionais em prol dos ODM. O ministro também ressaltou a importância das organizações da sociedade civil, “que formam um verdadeiro colchão de solidariedade a acolher o povo brasileiro”.
Nesta 4ª edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas – sendo 918 de organizações e 720 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
Destas 51 iniciativas, quatro são da região Centro-Oeste, 13 do Nordeste, seis do Norte, 20 do Sudeste e oito do Sul. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (10 iniciativas), Objetivo 2 (nove iniciativas), Objetivo 3 (oito iniciativas), Objetivo 4 (quatro iniciativas), Objetivo 5 (uma iniciativa), Objetivo 6 (três iniciativas), Objetivo 7 (oito iniciativas), Objetivo 8 (oito iniciativas).
A escolha dos premiados foi feita por um júri composto por 15 especialistas. Prêmio – O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Ipea e da Enap.
ODM – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos pela comunidade internacional com base em compromissos assumidos em grandes conferências mundiais realizadas na década de 1990, que debateram temas como desenvolvimento social, meio ambiente, gênero, direitos humanos e população.
A partir desses debates, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou em Nova Iorque, no ano 2000, a Cúpula do Milênio, quando líderes de 191 países – entre eles o Brasil – definiram as metas para tornar o mundo melhor e mais justo até 2015. Elas ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:
1- Acabar com a fome e a miséria;
2- Educação básica de qualidade para todos;
3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4- Reduzir a mortalidade infantil;
5- Melhorar a saúde das gestantes;
6- Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Jorge Luís de Paula - Coordenador geral – Projeto Cabra Nossa de Cada Dia.
(88) 9629.1946 – email – jluisdepaula20@gmail.com
Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio – Diocese de Sobral. Sobral-ce